terça-feira, 14 de julho de 2009

Jorge Amado, clássicos brasileiros

Algumas das obras de Jorge Amado são muito conhecidas pela sua adaptação ás novelas e ao cinema. Resolvi espreitar alguns dos livros e gostei muito.
Podemos saber mais sobre a vida e obra de Jorge Amado em www.jorgeamado.org.br
Aqui estão as histórias que li:

Gabriela, cravo e canela (1958)
Quem não conhece, pelo menos de nome, a primeira novela brasileira que apareceu nas nossas televisões?!

Nesta história Jorge Amado transmite-nos como se vive no anos 20 entre os fazendeiros da cacau. Um meio rural onde mandam os senhores que têm dinheiro. Um meio onde as senhoras devem respeitar os valores morais e sociais do casamento, enquanto os seus maridos frequentam a vida nocturna da cidade.
É o romance entre a mulata Gabriela e o árabe Nacib numa pequena cidade Baiana, Ilhéus, numa altura em que prospera o negócio do cacau. A riqueza trazida possibilitara o desenvolvimento urbanístico com uma vida nocturna activa, entre bares e bordeis, num universo de coronéis, jagunços e prostitutas e trambiqueiros de diferente calibre.

Dona flor e seus dois maridos (1966)
Florípedes, mais conhecida na cidade por Dona Flor, divide seu tempo entre a direção da conceituada escola de culinária Sabor e Arte, muito apreciada pelas senhoras da sociedade, e seu casamento com Vadinho, farrista notório.
A sua vida muda quando Vadinho, durante o Carnaval, cai morto em plena esbórnia.

Viúva aos trinta anos, dona Flor casa-se com o respeitável e pacato farmacêutico Teodoro Madureira, em nada parecido com seu finado primeiro marido.
E qual não é a sua surpresa quando, um ano depois do seu segundo casamento, o incorrigível Vadinho volta do lado de lá para lhe atormentar o juízo, como sempre fizera em vida. O primeiro marido começou a aparecer em seus sonhos, querendo ir para a cama com ela.

Tieta do agreste 1977
Para quem viu a novela Tieta do agreste, ler este livro é delicioso.
Recordar Perpétua toda vestida de preto e cheia de falsos moralismos, o posto dos correios onde tudo se sabia, a chegada misteriosa de Tieta á sua terra natal, o seu sobrinho que estudava para ser padre, etc.
Este livro conta a história de Tieta, pastora de cabras que é expulsa de casa e da vila onde vive pelo próprio pai. Anos mais tarde, ela volta rica, cheia de planos e ideias modernas da cidade causando um grande reboliço na sua terra natal.
É uma história muito divertida e cheia de personagens cómicos.

0 comentários:

Enviar um comentário