quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Catarina de Bragança, Isabel Stilwell

"A coragem de uma infanta portuguesa que se tornou rainha de Inglaterra"

Catarina nasceu em Vila Viçosa quando Portugal era governado por Espanha. Com a Restauração D. João IV (seu pai) sobe ao trono. Até aos 20 anos, ela viu morrer os seus dois irmão mais velhos e o pai. D. Luisa de Gusmão (sua mãe) ficou como regente do nosso pais até que um dos filhos tivesse idade para assumir o trono.

Aos 23 anos casou com Charles II de Inglaterra. Nessa altura, Portugal precisava de um aliado forte que o ajuda-se a vencer a guerra contra Espanha. Inglaterra deu essa ajuda em troca de um avolutado dote de casamento.

Catarina foi viver numa corte muito diferente da portuguesa a que estava habituada. Aprendeu a falar inglês, os protocolos da corte, as tradições inglesas, etc.

Catarina não teve uma vida nada fácil mas foi uma mulher forte. Nunca teve filhos pois as várias gravidezes que teve acabaram sempre com abortos. Charles era muito mulherengo e tinha amantes que tiveram vários filhos dele. Ela foi vitima de muitas conspirações para que o rei se divorcia-se dela. Mas Charles gostava dela e ficaram juntos até á morte dele.

Sete anos depois de Charles morrer, Catarina conseguiu finalmente, voltar a Portugal onde morreu.

Gostei deste livro. A história é interessante e prendeu-me desde o inicio. O livro tem uma leitura fácil. Ficamos a perceber os jogos politicos da época sem ser maçador. Foi D. Catarina que levou o hábito de beber chá para a corte inglesa.

0 comentários:

Enviar um comentário